Oiii gente!! Tudo bem com vocês??

Estou aqui de novo (como disse nesse outro post) para fazer a resenha do livro "Em Chamas", segundo da trilogia de "Jogos Vorazes", da nossa diva Suzanne Collins.

Aviso: Se você não leu o primeiro livro ou viu o primeiro filme, irá encontrar spoilers abaixo!

Trilogia THG

A história de hoje começa com a nossa "Garota em ChamasKatniss contando tudo o que mudou depois da vitória da 74ª Edição dos Jogos Vorazes. Ela conta como a relação dela e de Gale (que agora trabalha nas minas, o mesmo local da morte de seu pai) está conturbada, como ela e Peeta estão distantes, como não é nada bom (na visão dela) morar na Aldeia dos Vitóriosos e como a Capital não perde nenhum passo dela.

Depois da sua ultima caçada antes da turnê dos Vitoriosos, o "Grandioso" Presidente Snow faz uma visita "super" simpática à Katniss e, sem delongas, avisa à ela que as amoras acenderam uma fagulha para uma rebelião, e cabe a nossa heroína apagá-la, convencendo a todos, principalmente ao Snow que eles são realmente um casal apaixonado.

Tordo

Durante a Turnê, Katniss descobre que estão acontecendo problemas com a produção em alguns distritos e, durante um jantar na casa do prefeito durante a turnê, ela descobre que o Distrito 8 está se rebelando e tentando mostrar que quem manda nas suas vidas são eles, não as "garras de ferro" da Capital.

Com a atenção redobrada da Capital, a equipe dos Pacificadores é renovada e com ela fica mais difícil a caça e venda mais escondida do que já era (já que o Prego foi queimado por eles) e Gale é pego atravessando a cerca e é castigado em praça pública e Katniss (para piorar só um pouquinho, só um pouco mesmo, a sua situação), interfere no meio da briga e acaba apanhando.

Arrasando na Turnê da Vitória

Alguns dias depois, durante uma caçada dominical, Katniss encontra na floresta duas fugitivas do 8, que conta como a confusão aconteceu e que, através de uma transmissão (que elas julgavam ser falsa) do Distrito 13, elas acreditavam que o mesmo ainda exista, já que, como eram responsáveis pela energia nuclear de Panem, trabalhavam no subterrâneo, poderiam ter sobrevivido.

No dia da coleita, Katniss e toda Panem são surpreendidos com o pronunciamento do Snow. Como é o ano dos Jogos Quartenários (a cada 25 anos depois dos "Dias Sombrios", acontece uma edição especial dos Jogos, em que umas delas Haymitch tornou-se vencedor), os tributos a serem enviados para a arena serão escolhidos do rol dos tributos ganhadores, "Para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital" (pg. 187). Isso significa que ela irá voltar pra arena, com seu mentor bêbado e sincero ou seu amigo-mais-que-amigo/relação-amorosa-indefinida.


Não chora Effie, também não queremos ver isso =(

Após súplicas, Katniss convence Haymitch que caso Peeta fosse o escolhido ele se ofereceria como tributo, mas caso Peeta fosse para a arena, o que deveria ser salvo seria ele, pois ela não aguentaria mais essa culpa nas costas.

Sua partida triste e sem despedidas do 12 marca o fim de uma "Katniss", aquela que era certinha e aceitava as ordens da Capital; agora a verdadeira "Garota em Chamas" surgiu. Durante a rotineira entrevista com Caeser Flickerman, ela mostra em rede nacional seu vestido de noiva que o Snow escolheu, que para surpresa de todos, virou um tordo. Esse efeito visual custará um pouco mais que algumas críticas à Cinna.

Katniss com seu vestido de noiva. LA-CROU!!!

Ao chamar a atenção de todos com seu dom ba-pho com arco e flecha, Katniss consegue ter uma base de aliados, o que garantirá sucesso no seu plano de salvar Peeta. Durante o treinamento, ela conhece Finnick, um galanteador do 4 e sua mentora-agora-tributo Mags, Johanna, uma maluca do 7, Wiress e Beetee, dois malucos nerds do 8 e mais alguns estranhos carreiristas.

Depois de todo o plano armado, de todos os esquemas planejados, Katniss vai para a arena com uma certeza: mandar Peeta de volta para casa. Mas, antes de entrar, já na plataforma, Cinna é gravemente agredido e todas as estruturas de Katniss vão por água abaixo.

Após se aliar à Finnick e Mags na arena, como uma suposta mensagem de Haymitch, Katniss pensa em quantos terá que matar para cumprir seu objetivo, até mesmo naqueles com que ela fez amizade. Mas, para facilitar seu dilema, Plutarch Heavensbee, o novo idealizador dos Jogos, cria mecanismos que acabaram com grande parte dos tributos, incluindo Mags.

Ao encontar Johanna, Faísca e Pancada (apelidos "carinhosos" dados para Beetee e Wiress, respectivamente), Katniss descobre que, na verdade, aquela arena coberta por um campo eletromagnético (que como tudo possui sua mínima falha), é um relógio, onde em cada "fatia" da arena acontece um desastre para matar cada vez mais tributos.

Com o ataque à Wiress e a confusão causada pela rotação da ilha, a única salvação para acabar com Brutus e Enobaria (os dois únicos tributos vivos além de Katniss, Peeta, Johanna, Finnick e Beetee) seria fazer com que o raio-ponteiro atingisse um fio metálico conduzisse energia até a praia, onde os fritaria e faria com que Katniss tivesse que matar menos pessoas das quais ela já gostava.

LACRANDO divos <3 

Estando ciente de seu plano, Peeta tenta convencê-la a aceitar que é ela quem tem que vencer, pois tem vidas que precisam dela, diferente da dele que, para surpresa de todos, descobre que talvez alguém goste e se importe de verdade com ele (Pra mim, esse foi o momento mais fofo do livro <3).

Mas como tudo que é bom dura pouco, a felicidade de Katniss foi varrida pra longe na noite x (onde iriam matar os dois tributos), quando Johanna a imobiliza, arranca um pedaço de pele do braço e foge. Ela corre de volta à árvore para avisar aos demias, mais é interrompida pela cena de Beetee inconsciente e da oportunidade de destruir de vez a Capital. A última coisa da qual se lembra era de ter atirado, com o fio metálico amarrado na flecha, para a falha no campo e uma grande explosão ocorrer e de seu corpo ser puxado por uma garra de um Aerodesizador.

Também estamos arrasados com a separação de vocês dois ='(

Quando recobra a consciência, o medo invade Katniss e ela desconfia de tudo e de todos, então acha que precisa manter Peeta vivo, mas descobre que o castelo de cartas que ela demorou tanto tempo para construir, desmoronou de uma hora para outra: Ela descobriu que tudo, na verdade era um plano contra a Capital, que os distritos sabiam disso e alguns tributos ofereceram sua vida para defender o TORDO DA REVOLUÇÃO! Até mesmo o Idealizador dos Jogos fazia parte da "comissão de frente" do Snow era um rebelde e todo o sistema foi quebrado.

Após essa "rebelião", Snow não fica parado e decide destruir do Distrito 12 para mostrar quem tem poder. Quando soube disso, Katniss arranjou um novo dilema na sua vida: Vale a pena todo esse esforço? Vale a pena ver Peeta sofrer nas mãos do Snow por isso? Ver minha família sem um lar? Ir para com lugar desconhecido? Enfim, SER OU NÃO SER o tordo da revolução?

 Assista ao trailer oficial

Não percam o final dessa incrível saga! Espero que tenham gostado amores!!
Beijos e "Que a sorte esteja sempre à seu favor!"

Acompanhe o blog também nas redes sociais
Facebook - Youtube - Instagram - Twitter - Pinterest


Deixe um comentário

Deixe seu comentário e sugestões para mim! Vou adorar ler :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...